Cuide bem da sua pele

O verão está a caminho, estação que lembra praia, piscina, diversão e claro, muito sol. Sua luz é importantíssima para nossa vida e essencial para a saúde, é através desse contato que produzimos adequadamente a vitamina D, essencial para a força dos ossos e imunidade do corpo. No entanto, quando esta exposição é mais intensa e prolongada, a nossa pele sofre várias consequências: formação de manchas, envelhecimento cutâneo precoce, e o mais grave, o desenvolvimento do câncer de pele. E para garantir que seu verão seja perfeito e livre de riscos, convidamos a dermatologista Dra. Marcella Ledo para batermos um papo e aprendermos um pouco sobre esses cuidados tão preciosos.

 

 

2

 

 

1. O sol oferece maior risco no verão?

 

 

Sim, a incidência da luz solar é mais intensa no verão, gerando um aumento da chance de ter queimadura solar e câncer de pele. Deve-se evitar a exposição no período de 10 às 16h. Além disso, evitar exposição por muitas horas continuamente e, claro, usar filtro solar com fator de proteção de pelo menos 30 fps a cada 3 horas. Para as crianças a partir de 6 meses devemos usar filtros infantis específicos. É fundamental, ainda, o consumo de líquidos e hidratação da pele.

 

 

2. Como devemos nos proteger do mormaço, ele também oferece riscos?

Sim, o mormaço oferece riscos e muitas vezes não são notados. Por isso, sempre oriento o uso de filtro solar mesmo em dia de chuva, pois 60% dos  raios solares passam pelas nuvens, gerando os mesmos problemas.

 

 

 

3. Além da proteção a exposição solar, existem outros benefícios providos pelo protetor solar?

 

Hoje em dia existem filtros solares com diversas substâncias que promovem tratamento na pele, como hidratantes, vitaminas, antioxidantes e controle de oleosidade. Com isso, cada tipo de pele tem a indicação precisa de um tipo de filtro solar, que será bem indicado pelo dermatologista, promovendo além da proteção, um tratamento adjuvante de melhora de lesões cutâneas.

 

 

1

 

4. Como proteger a pele das crianças?

 

As crianças devem ter cuidado redobrado, quanto menor a idade, maior o cuidado, em razão do risco de desidratação em ambientes quentes e com muita luz solar. Em relação à pele, em crianças menores que 6 meses, que ainda não podem usar filtro solar, evitar ficar tempo prolongado em horários de sol mais intenso, buscar áreas de sombra e utilizar roupas com filtro solar no tecido. Após os 6 meses de idade, utilizar filtro solar infantil fator pelo menos 30fps, mas mesmo assim não abusar no sol. As roupas com filtro são uma excelente opção já que as crianças não gostam de parar a brincadeira para reaplicar filtro solar. Essa é uma fase fundamental para proteção solar, pois é a fase da vida com maior exposição, pois considera-se que 80% de toda a exposição solar da vida de um indivíduo ocorre antes dos 20 anos de idade e, como os efeitos nocivos do sol são cumulativos, a prevenção deve ocorrer desde cedo.

 

 

5

 

5. É possível fortalecer a pele?

 

 

A qualidade da pele é resultado de danos externos, como exposição solar, exposição a substâncias químicas nocivas, além do envelhecimento natural da idade, mas também é resultado do que ingerimos na alimentação, na quantidade de líquido diária e dos hábitos (como, por exemplo,vo consumo de álcool e cigarro). Por isso, uma alimentação equilibrada com todos os elementos necessários é fundamental, mas algumas vezes são necessárias suplementações adequadas para cada pessoa dependendo da demanda. Recursos como cremes específicos, hidratantes, além de tecnologias como laser, peelings, preenchimentos e recursos que estimulem a produção de colágeno e outros elementos são fundamentais para manter a pele bonita e saudável. O uso de antioxidantes orais também é uma excelente ferramenta que promove uma maior proteção solar, mas seu uso não exclui a necessidade do uso dos protetores solares tópicos. Cada pessoa tem uma necessidade específica, por isso deve procurar o dermatologista para avaliar o melhor tratamento.

 

 

Dra. Marcella Ledo
Dermatologista – CRM SP: 147503 RQE: 41884
Jundiaí – SP: (11) 44970033 / 968849929
www.marcellaledo.com.br

 

 

 

→ Dica Bonfarma: Protetores Ada Tina Italy